Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Defensoria inicia Curso de Capacitação Orçamentária e Financeira

    há 15 anos

    A Defensoria Pública do Estado do Pará está promovendo um Curso de Capacitação Orçamentária e Financeira, que está sendo realizado no período de 14 a 16 de outubro, no auditório da sede da Defensoria Pública do Estado.

    O grande objetivo da Oficina é disseminar o conhecimento sobre a execução orçamentária e o controle interno para os agentes públicos da Defensoria, que atuam na área, sendo ministrada por profissionais da Auditoria Geral do Estado do Pará - AGE.

    No primeiro dia do treinamento, o Gerente de Auditoria, João Cunha Gerente e o Auditor Cláudio Favacho fizeram uma breve explanação sobre os assuntos que serão abordados durante os 3 (três) dias de palestras.

    João Cunha, que explanou sobre “Capacitação em Execução Orçamentária e Financeira”, ressaltou a finalidade do curso: “Estamos aqui começando pela auditoria e trazendo esse conhecimento para diversos segmentos da Instituição. O nosso objetivo é trabalhar cada vez mais dentro da lei, agindo de acordo com os princípios que regem a Administração Pública, para evitar o acúmulo de problemas e o choque de informações no Controle Interno”.

    Sobre a importância do orçamento público, o Gerente de Auditoria explicou: “O orçamento público é uma lei que entre outros aspectos, exprime em termos financeiros a alocação dos recursos públicos. Trata-se de um instrumento de planejamento que espelha as decisões políticas, estabelecendo as ações prioritárias para o atendimento das demandas da sociedade”.

    Cláudio Favacho falou sobre “Retenção e Recolhimento de Tributos Noções” e, na ocasião, destacou: “Queremos ajudar a Defensoria Pública do Estado a cumprir com a legislação, em sua integridade. Para isso, vamos abordar diversos assuntos sobre os tributos, diminuindo assim, o passivo do Estado”.

    A servidora pública da Defensoria, Ana Cristina Brabo achou muito proveitoso o primeiro dia do curso: “Neste primeiro momento foi feita uma abordagem geral sobre o Sistema Orçamentário e Financeiro do Estado, utilizando os Sistemas SIAFEM, GP – Pará, SEO e o SIMAS. Agora a nossa expectativa será o detalhamento de todas as ferramentas utilizadas pela auditoria”, exclamou ela.

    “A finalidade da Defensoria Pública é prestar assistência jurídica integral aos legalmente necessitados, e isto engloba diversas atividades, incluindo o aperfeiçoamento de todos os servidores e defensores públicos para prestar sempre melhores serviços aos nossos assistidos. Por isso, é importante aproveitar todas as oportunidades, procurando sempre buscar a reciclagem e disseminar as informações adquiridas”, enfatizou o Defensor Público Geral, Antônio Roberto Cardoso.

    O Diretor Administrativo e Financeiro da Defensoria, Marcus Vinícius Franco lembrou que todas as Defensorias Públicas do Brasil estão passando por um período de grandes transformações e destacou que com a realização desse curso, a Defensoria Pública do Pará está cumprindo mais uma meta determinada no seu Planejamento Estratégico, que envolve dois aspectos particulares: “O primeiro é a com relação à busca permanente de aprimoramento de seu quadro funcional, seja de defensores, seja de servidores. O segundo aspecto é a busca da modernização, agilização e transparência dos procedimentos administrativos dentro dos parâmetros legais, isso porque a Defensoria do Pará, muito em breve, estará disponibilizando sistemas totalmente informatizados, que poderão ser acessados por meio da Internet, de qualquer lugar, simplificando assim, os processos de diárias, suprimentos de fundos e requisição de material”, comentou Marcus Franco.

    No último dia de atividades (16/10), todos os participantes do Curso assistirão a uma demonstração dos sistemas administrativos de processos de diárias, suprimentos de fundos e requisição de material, que estarão em breve funcionando na Defensoria Pública.

    • Publicações253
    • Seguidores3
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações24
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/defensoria-inicia-curso-de-capacitacao-orcamentaria-e-financeira/1970924

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)