Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    1º Seminário Paraense de combate ao Sub-registro tem participação da Defensoria

    há 15 anos

    A Defensoria Pública do Estado do Pará participou, nos últimos dias 21 e 22 de maio, do 1º Seminário Paraense de combate ao Sub-registro. O evento aconteceu em Belém, no Hangar Centro de Convenções, e contou com a participação de representantes de Instituições e de Movimentos Sociais, tais como: SEJUDH, SEGOV, SESPA, SEDUC, SEDES, TJE, SRT, MPE, CEAS, Pastoral da Criança, ALEPA, DP, ANOREG, UNICEF, Conselhos Tutelares, CEDCA e Associações de Afrodescendentes, dentre outros.

    Na oportunidade, a SEJUDH, organizadora do evento, confiou à Defensoria Pública a responsabilidade pela condução das discussões atinentes a articulação e mobilização para o enfrentamento ao Sub-Registro.

    Após intensos debates com os movimentos sociais, a Defensoria Pública condensou em um texto algumas sugestões, a serem posteriormente avaliadas pelos canais competentes, visando solucionar a problemática do sub-registro, quais sejam: realização de mutirões de registro; capacitação de agentes comunitários de saúde, conselheiros tutelares e professores municipais visando prepará-los para identificar os nichos de sub-registro que deverão ser atacados pelas ações de cidadania; preparação de material informativo visando esclarecer e orientar a população acerca da gratuidade dos serviços cartorários; implantação efetiva da Lei Estadual nº 7.123/08; implantação do Fundo de Registro Civil; e, por fim, realização de pesquisas e estudos para identificar e mapear as áreas aonde o problema do sub-registro é mais evidente.

    Representando a Instituição, estiveram presentes os Defensores Públicos Rosa Ângela Ramos Wenner e Davi Carlos Fagundes Filho.

    • Publicações253
    • Seguidores3
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações106
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/1-seminario-paraense-de-combate-ao-sub-registro-tem-participacao-da-defensoria/1138757

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)